bacharel
TRABALHO DE
NATAÇÃO
Profª. IVANA
ROBERTO COSTA DO AMARAL
Santa Maria, Outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
A natação como muitos conhecem é a atividade física que é praticada dentro da água, quando levamos em consideração o posicionamento das pernas, dos braços e do tórax é definindo quatro tipos diferentes de natação como, por exemplo, nado borboleta, o crawl (nado livre), peito e o nado costas. É uma modalidade que também pode ser praticada por qualquer pessoa, independendo do sexo e idade, conhecida também por ser uma das atividades que mais gastam energia e quem pratica precisa sempre seguir uma alimentação nutritiva e regrada. É um esporte totalmente relaxante que ajuda na redução de gorduras corporais e localizadas, para quem tem dores musculares a natação é o esporte mais indicado, pois como é praticado dentro da água o impacto dos exercícios é praticamente zero, a natação também ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares, melhora o sistema respiratório, fortalece os músculos e articulações, alivia dores e retarda o envelhecimento.
NADO PEITO
Nado Peito é um dos quatro estilos competitivos. É também um valioso estilo de sobrevivência. Ao nadar o nado peito, o nadador está de frente na água e as ações de braço e perna são simétricas. O nadador inspira no início de cada braçada. Nado Peito é o único estilo competitivo em que o retorno do braço é conduzido sob a água e em que uma grande quantia de resistência frontal é experimentada. A ação do braço é um movimento para fora, movimento para baixo e movimento para cima com retorno em uma posição alongada.
A batida de perna do nado peito é provavelmente a mais difícil de todas as pernadas para os nadadores dominarem e pode levar algum tempo. A ação da perna é simultânea e às vezes é descrita como “chicotada". Além da respiração, a sincronia correta dos braços