Bacharel
INTRODUÇÃO
A Encíclica Rerum Novarum é uma carta que debate as condições dos operários. Nela, o Papa Leão VIII alega que as inovações deveriam atingir a economia. O progresso suscitado pela humanidade trouxe conflitos e perturbou os ânimos.
O supremo líder da igreja Católica diz também que o objetivo da Encíclica é elaborar uma solução baseada na eqüidade e na justiça. Segundo o ele, é difícil precisar com exatidão os direitos e os deveres que devem ao mesmo tempo reger a riqueza e o proletariado, o capital e o trabalho.
Causas do conflito
É preciso ficar ao lado da classe oprimida porque ela está numa situação de infortúnio e de miséria, entregue a mercê dos capitalistas, um pequeno número de ricos e de opulentos que domina a maioria.
A solução socialista
Os socialistas acreditam que não deve mais existir a propriedade individual e que as riquezas devem ser igualmente distribuídas. O Papa acredita que esta teoria prejudicaria os operários se fosse posta em prática.
A propriedade particular
O fim imediato visado pelo trabalhador é conquistar um bem. Eis o motivo pelo qual se põe à disposição de outrem as suas forças e a sua indústria.
A propriedade imobiliária nada mais é do que o recurso poupado e empregado no campo. Leão XIII afirma que a conversão da propriedade particular em propriedade coletiva tornaria a situação dos operários mais precária e que o remédio proposto pelos socialistas contraria a justiça porque a propriedade particular é um direito natural do homem. O que nos diferencia dos animais é a razão e em virtude desta prerrogativa deve reconhecer-se ao homem o direito de possuir as coisas que se consumem pelo uso e as que permanecem depois de nos terem servido.
Uso comum dos bens criados e propriedade particular deles
Para o chefe de Estado do Vaticano, graças a sua inteligência, o homem abrange objetos, é senhor de suas ações, é para si a sua lei e a sua providência e por isso tem o