Bacharel
Macroeconomia: Estuda-se o nível geral de preços ignorando as mudanças de preços relativos dos bens das diferenças industriais.
2 - Política cambial é o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambial.
3- Sim. Quanto maior o nível de atividade econômica, mais próxima permanece a utilização dos recursos produtivos de seu limite máximo, gerando tensões intere acionários.
4 - As exportações perdem competitividade no mercado concorrencial, tornando-se as importações mais baratas; consequentemente, as empresas nacionais reduzem o seu volume de vendas, o que gera menos cash flow empresarial, menos receitas fiscais e desemprego. A apetência pelas importações pode gerar uma dependência estrutural dos produtos do mercado externo.
5 – Política Fiscal: Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadação de tributos (política tributaria) e o controle de suas despesas (política de gastos).
Política Monetária: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos.
Política Cambial: Refere-se à atuação do governo sobre a taxa de cambio.
Política Comercial: Diz respeito aos instrumentos de incentivos as exportações e/ou estimulo e desestimulo as importações.
Política de Renda: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, alugueis) através de controle e congelamento de preço.
6 –
a) Oferta agregada de bens e serviços = demanda agregada de bens e serviços.
Variáveis: nível de venda e produto nacional; nível de preços; consumo agregado; poupança agregada; investimentos agregados; exportações globais e importações globais.
b) Oferta de moeda = Demanda de moeda – taxa de juros – estoque de moeda (meio de pagamento)