Bacharel em Sist.
DISCIPLINA: Redes de Nova Geração
SEMESTRE: 2012.2
PROFESSOR: Francisco Abud
ALUNO(A): José Cícero Melo Macedo Junior
1. Elabore um topologia de Rede em que possamos ter 3 AS e os equipamentos como roteadores de acesso, borda, uplink, distribuição, bras, ras, dslam.
------------------------------------------------
2. Explique e diferencie intserv e diffserv.
O protocolo DiffServ, RFC 2998, permite a distinção de diferentes fluxos de dados dentro de uma rede. Parte do campo ToS (Type of Service) do cabeçalho IP (6 bits) passa a ser utilizado para a marcação dos pacotes e classificação dos mesmos em diferentes classes de serviço, pode-se utilizar, por exemplo, a interface de entrada ou saída do pacote, o protocolo utilizado na camada de transporte, entre outros e,após essa classificação pode determinar a reserva de um percentual de largura de banda.
IntServ por sua vez, trabalha em conjunto com o protocolo de sinalização RSVP que tem a função de promover a reserva de recursos em determinado enlace.
Os protocolos IntServ e DiffServ podem ser adotados como soluções complementares. Uma alternativa de uso conjunto das duas soluções seria autilização do DiffServ no Core IP na medida em que é uma solução mais leve e oIntServ / RSVP nas redes de acesso, na medida em que provê um bom controle dos requisitos de QoS das aplicações e, ainda, pelo fato de ser possível antecipadamente definir o trajeto a ser percorrido pelo fluxo de dados ao receber uma solicitação de determinado STB.
3. Para que serve RSVP?
O RSVP, ou Protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol), é um protocolo para a arquitetura de serviços integrados, empregado para fazer reservas. Com este protocolo vários transmissores enviam dados para vários grupos. O RSVP permite que os receptores individuais mudem livremente de canal e otimizando o uso da largura de banda ao mesmo tempo que elimina o congestionamento.
É um protocolo