ação do núcleo rígido
Nessa solução utiliza-se a caixa de circulação vertical (elevadores, escadas, poço de subida de utilidades, etc) como elemento resistente ao vento. As lajes com vigas horizontais tem um importante papel na transmissão das ações ao núcleo rígido.
Verifica-se a importância do núcleo rígido e a ação da laje funcionando como uma grande viga horizontal.
OBSERVAÇÕES ÚTEIS NA UTILIZAÇÃO DO NÚCLEO RÍGIDO
É preferível, porém, não obrigatório, colocar o núcleo simétrico em relação a planta do edifício, para reduzir o momento torsor causado pelo vento agindo na fachada.
Para edifícios de aço é preferível que o núcleo seja externo à planta do edifício pois assim temos uma maior repetição de vigas iguais, facilitando a industrialização.
O núcleo rígido pode ser de aço ou de concreto armado.
Núcleo de concreto armado leva a soluções mais econômicas principalmente quando feito com formas deslizantes ou trepantes.
A laje conectada às vigas e ao núcleo dá estabilidade à estrutura metálica.
FORMA DE REDUZIR DESLOCAMENTOS DE ESTRUTURAS COM NÚCLEO RÍGIDO
É criar uma grande viga superior, geralmente em treliça fazendo com que os pilares extremos funcionem como elementos de tração e compressão, contendo parcialmente a rotação no topo do núcleo rígido que pode ser em aço ou concreto.
Utilização do núcleo rígido permite uma série de variantes para a realização da estrutura.
Para estrutura metálica a mais interessante é sem dúvida o sistema suspenso, pois utiliza tirantes que ficam fazendo parte do próprio caixilho e o aço é aproveitado plenamente em tração.