Ação do homem sobre o meio ambiente
Hemelyni Cecília Gonçalves Lima 1
Degradação do Meio Ambiente no Brasil
A degradação ambiental no país começou após o seu descobrimento por Portugal, com a extração do pau-brasil totalmente predatória;essa espécie florestal é considerada por muitos autores a primeira riqueza brasileira que sofreu a ação do homem, o que resultou no seu desaparecimento. Nos dias atuais o estado do Pernambuco, devido aos esforços do professor Roldão de Siqueira Fontes que criou a Fundação Nacional do Pau-brasil, possui a maior concentração desta espécie (EDUCAÇÃO, 2001).
Em torno de 1599, ainda no período colonial, instalou-se a monocultura da cana-de-açúcar junto com o trabalho escravo negro e indígena advindos do Oriente, iniciando a implantação dos engenhos. A pecuária foi introduzida paralelamente a cana-de-açúcar, acentuando a instabilidade dos solos devido o pisoteio do gado. (MONTEIRO, 1991).
Ao longo dos tempos outros ciclos surgiram, tais como o do ouro, o do cacau, o do café e da borracha, que a exemplo do ocorrido com o ciclo da cana-de-açúcar, todos se basearam na exploração predatória em larga escala (BRASIL, 1999).
Nesta época a degradação não apresentava grande impacto à natureza e provavelmente não se configurando como um problema ambiental, nos termos como entendemos hoje. Em suma, o comportamento predatório do homem não é uma coisa recente, o que é novo são a proporção e extensão dos mecanismos de depredação, que vai desde o surgimento das lavouras de monocultura ate as armas nucleares (VIOLA, 1987).
De acordo com Hogan (1992), com a revolução industrial ocorrida a partir do ano 1750 surgiram inúmeras cidades e a maioria delas sem nenhum planejamento, o que culminou em diversos problemas ambientais, presentes nos dias atuais como: * Poluição atmosférica provocada por algumas indústrias; * Ocupação urbana desordenada em áreas de preservação permanente, margens de rios e encostas,