Ação cosméticos na pele macro e microscopio
A pele, manto que reveste todo organismo, representa uma barreira protetora, sendo o principal órgão de comunicação com o meio exterior. É composta por uma estrutura complexa de tecidos de naturezas diversificadas, oferecendo proteção ao organismo contra vários tipos de fatores externos que possam prejudicá-lo. É indispensável à vida, isolando os componentes orgânicos do meio exterior. Esta barreira biológica é composta de três camadas: a epiderme, a derme e a tela subcutânea.
A função da pele é basicamente proteção e defesa contra agentes externos, com o objetivo de manter o equilíbrio da superfície do corpo, livrando-o de danos físicos, químicos e biológicos. A epiderme se divide em cinco subcamadas: a córnea (mais superficial), a camada lúcida, seguida da camada granulosa e camada espinhosa e o estrato germinativo ou basal (camada mais profunda da epiderme). A derme, também chamada tecido conectivo da pele, é composta principalmente de elastina e colágeno. Esse dá integridade estrutural e mecânica à pele, e, àquele, confere a pele importante propriedade elástica.
O envelhecimento cutâneo é um processo biológico complexo e contínuo que se caracteriza por alterações celulares e moleculares, com diminuição progressiva da capacidade de homeostase do organismo. É um fenômeno fisiológico que ocorre de maneira gradativa.
Existem dois tipos de envelhecimento, o intrínseco (envelhecimento esperado que ocorre com o passar do tempo) e o extrínseco ou fotoenvelhecimento (quando a pele apresenta precocemente alterações). O envelhecimento provoca diminuição das funções do tecido conjuntivo ocasionando desidratação da pele, aparecimento de linhas de expressão, perda de elasticidade e flexibilidade.
Aspectos Microscópicos e Macroscópicos do Envelhecimento da Pele
O envelhecimento afeta principalmente a face humana, provocando uma série de microscópicas e macroscópicas complexas mudanças volumétricas. Estas alterações são agravadas