Aços ferramentas
- Físicas;
- Químicas.
Propriedades Físicas É a capacidade de sofrer deformação (alteração na forma), sem sofre mudança na composição química. Ex.: Se colocarmos água fervente num copo descartável de plástico, o plástico amolece e muda sua forma. Mesmo mole, o plástico continua com sua composição química inalterada.
Propriedades Químicas Quando existe alteração na composição química. Ex.: uma barra de aço (ferro + carbono) exposta ao tempo sofre corrosão – formação de óxido de ferro. Com isso, a composição da barra de aço passa a ser ferro + carbono + óxido de ferro.
A resistência à corrosão é uma propriedade química.
Entre as propriedades físicas, destacam-se as propriedades mecânicas, que se referem à forma como os materiais reagem aos esforços externos, apresentando deformação ou ruptura. As principais propriedades mecânicas são: elasticidade, plasticidade, resistência mecânica, dureza, ductilidade, fragilidade, tenacidade e resiliência.
ELASTICIDADE Pode ser definida como a capacidade que um material tem de retornar à sua forma e dimensões originais quando cessa o esforço que o deformava.
Associada à elasticidade está a deformação elástica (deformação temporária). 1. PROPRIEDADES DOS MATERIAIS ETEC – JOÃO GOMES DE ARAÚJO
3
TECNOLOGIA MECÂNICA I
Agosto 2009
PLASTICIDADE
É a capacidade que um material tem de apresentar deformação permanente apreciável, sem se romper.
Associada à plasticidade está a deformação plástica (deformação permanente).
RESISTÊNCIA MECÂNICA É a capacidade que o material