Aço Ferramenta O
Apesar do carbono elevado, os elementos de liga em baixa quantidade o fazem um aço temperável em óleo, atingindo dureza entre 57 – 62 HRC após o revenimento. Possui boas características de usinabilidade, resistência ao desgaste e resposta ao polimento.
Composição Química – C(0,95) • Mn(1,2) • Cr(0,5) • W(0,5)
Condições de Fornecimento – Fornecido no estado recozido com dureza aproximada de 200HB
APLICAÇÕES
O aço GGD O1 é utilizado em aplicações de ferramental corte e conformação a frio e em periféricos de ferramentais onde se necessite de elevada resistência ao desgaste, principalmente no deslizamento. Tipicamente é empregado no trabalho de aços e metais não-ferrosos, ferramentas para trabalho em madeira, matrizes de porcelana, instrumentos de medição de grande estabilidade dimensional, tais como calibres, padrões de dureza, réguas, brocas, facas para guilhotinas, rebarbadores a frio, fresas, punções, machos, cossinetes.
TRATAMENTO TÉRMICO
Alívio de Tensões: Em ferramentas de formas complexas, remoção heterogênea de material na usinagem de desbaste, mudanças bruscas de seções, etc., deve ser realizado o tratamento de alívio de tensões para minimizar variações dimensionais e de forma durante a têmpera e revenimento. O tratamento deve ser feito entre 500 – 600ºC por no mínimo 2 horas e a seguir, resfriar lentamente no forno até 300ºC e a seguir em ar calmo.
Têmpera: Pré-aquecer a 600ºC. Austenitizar em temperatura entre 790 – 820ºC e resfriar em água. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora para cada 25 mm adicionais. Resfriar óleo morno com agitação, em ar calmo em banho de sal fundido a aproximadamente 200ºC. Resfriar em óleo morno com agitação, ou em banho de sal fundido a aproximadamente 200°C, em seguida resfriar ao ar calmo.
Revenimento: Deve ser realizado imediatamente após a têmpera quando a temperatura atingir cerca de 70ºC. A temperatura de revenimento deve ser selecionada de acordo com a dureza