aço na construcao
O que é:
Trombofilia é a pré disposição, que algumas pessoas tem, para desenvolver trombose (formação ou desenvolvimento de coágulos sanguíneos). Esses coágulos podem entupir, obstruir a passagem do sangue nas veias do pulmão, coração e cérebro.
Diagnostico:
É diagnósticada através de exames específicos , infelizmente não se pode detectar através de exames simples.
Pode ser hereditária (passa dos pais para os filhos) ou adquirida. No caso de trombofilia adquirida, obesidade, pressão alta , tabagismo, uso de anticoncepcionais e até mesmo diabetes, são tidos como fatores de risco.
Diversas partes do corpo podem ser afetadas por essa enfermidade, porém 85% dos casos se manifestam nos membros inferiores.
Causas de trombofilia adquirida:
- O anticorpo anticardiolipina
- O anticoagulante lúpico.
Causas de trombofilia hereditária:
-Deficiência de proteína C
-Deficiência de proteína S
-Deficiência de antitrombina
-Presença do Fator V de Leiden
-Presença de uma mutação no alelo G20210A do gene da protrombina
-Presença de uma mutação no gene da enzima metileno tetrahidrofolato redutase (MTHFR).
Durante a gestação, o risco de desenvolver a trombofilia, é ainda maior por conta do aumento da hipercoagulabilidade natural (quando o sangue fica mais suscetível à formação de coágulos espontâneos) do sangue materno.
Estudos, embora não seja totalmente confirmado pelos médicos e estudiosos da área, apontam que a doença pode ter um impacto negativo na fixação e permanência do embrião no útero. A formação desses coágulos diminui o fluxo sanguíneo e consequentemente a oxigenação adequada dos tecidos, o que atinge diretamente o desenvolvimento do embrião. É através do sangue materno que ocorre a nutrição do embrião, se o fluxo sanguíneo materno é afetado, atinge diretamente a placenta que leva nutrição até o bebê. Se o embrião não se desenvolve, suas funções vitais são interrompidas e um aborto acontece. O fator mais preocupante da