Aves
As aves são um grupo taxonômico constituído por cerca de 9000 espécies, encontrando-se distribuídas por todo o mundo e por variados biomas: florestas, desertos, montanhas, pradarias e oceanos.
Os fatores relativos à evolução das penas não são claros. Uma teoria admite que escamas móveis e semelhantes a penas aparecessem antes da homeotermia e não estavam relacionadas em princípio com o vôo. Formavam uma camada isoladora que começou a impedir a perda de calor gerado internamente pelo corpo. O planar deve ter precedido o vôo e os predecessores das aves podem ter planado a partir de zonas altas ou quando corriam com grande velocidade. As vantagens seletivas proporcionadas pela maior velocidade e pela penetração do nicho aéreo, pouco ocupado podem ter determinado o curso da evolução das aves.
Aproximadamente há 150 milhões de anos, um animal voador afogou-se numa laguna marinha no local em que agora é a Baviera, na Alemanha. Foi rapidamente coberto por um sedimento fino e fossilizou. Foi descoberto em 1861 por um trabalhador de uma pedreira. O fóssil era aproximadamente do tamanho de um pombo grande com uma cabeça pequena, mandíbulas alargadas, com dentes mas sem cobertura córnea, asas com grandes penas e três dedos com unhas. A cauda tinha 21 vértebras com um par de penas laterais em cada segmento. O corpo estava coberto de penas e havia um colar de penas na base do pescoço que era nu como a cabeça. O esqueleto era decididamente de réptil e o fóssil foi denominado Archaepteryx lithografica. Os zoólogos reconheceram a similaridade das características entre aves e répteis.
As aves devem ter herdado dos répteis características, como a redução de peso, que contribuíram para os seus êxitos como animais voadores. Os ovos desenvolvem-se fora do corpo e as excreções azotadas da urina são excretadas sem o problema de uma abundante urina aquosa. As posteriores reduções de peso adquiriram-se pela perda da bexiga urinária e pela diminuição do peso do