aves
O sistema nervoso central das aves é consideravelmente mais desenvolvido do que o dos répteis. Os lobos olfativos do cérebro são extremamente pequenos, sendo responsáveis pelo sentido do olfato, notavelmente pobre. O cérebro é grande e recobre o diencéfalo e os lobos ópticos. Entretanto, seu tamanho resulta mais do crescimento do corpo estriado do que do córtex cerebral, que é liso. Os lobos ópticos são excepcionalmente grandes, o que parece estar relacionado com a visão aguçada que as aves possuem.
Os lobos ópticos estão localizados lateralmente ao mesencéfalo, e tem como função organizar as informações visuais.
É classificado de acordo com estruturas e funções, dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico, formado pelos nervos e gânglios.
As aves também apresentam o corpo de glicogênio, tecido semelhante a uma glândula, presente na medula na região lombar. Embora sua função venha sendo estudada, ainda não é conhecida. Comparado às estruturas nervosas dos outros grupos de vertebrados, a estrutura do encéfalo das aves é similar a dos mamíferos.
Obs: Word*
Curiosidades O passarinho consegue quebrar a casca do ovo quando nasce porque ele vem com um dente especial próprio para quebrar a casca. O filhote leva dois dias para quebrar a casca, depois disso ele perde este dente.
Uma galinha é capaz de produzir 300 ovos por ano.
As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito com muita luz. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.
Bibliografia http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/53656/sistema-nervoso-das-aves#ixzz3H77M0tm0 Data da pesquisa : 24/10/2014 ás 22:55 http://www.criadourosemear.com.br/artigos/pdf/Anatomia.pdf Data da pesquisa : 24/10/2014 ás 23:07
OBS: Slide*
É classificado de acordo com estruturas e funções, dividido em sistema