aves
Muitas células, como por exemplo as dos tecidos epiteliais, musculares e nervoso,acham-se unidas umas as outras graças a mecanismos juncionais, ou de adesão.
Certa células possuem modificações ou especializações de certos trechos da membrana plasmática cuja sua principal função é aumentar a adesão intercelular.Algumas destas especializações da membrana , além de unirem as células, impedem o transito de substancias pelos espaços intercelulares ou facilitam a passagem de ions e moléculas de uma célula para outra.
As estruturas juncionais mais comuns são: as interdigitações,os desmossomos,as junções intimas e os nexos.
COMPLEXOS JUNCIONAIS:
INTERDIGITAÇÕES:
São as saliencias e reentrâncias da membrana celular que se encaixam em estruturas semelhantes,porém complementares,das células vizinhas
DESMOSOMOS:
Cada desmosomos tem a forma de uma placa e é constituido pelas membranas de duas células vizinhas, são locais onde o citoesqueleto se prende a membrana celular e, ao mesmo tempo, as células aderem umas as outras.
JUNÇÕES ÍNTIMAS:
Ocorre fusão dos folhetis externos da membrana de duas células vizinhas,desaparecendo o espaço intercelular.Não é possivel a passagem de substâncias por entre as células.Chama-se face A a superfície externa da lâmina interna e face B a superfície interna da lâmona externa da membrana.
NEXOS(JUNÇÃO COMUNICANTE):
Tem sido observada entre as células epiteliais de revestimento, epiteliais glandulares, musculares lisas, musculares cardíacas e nervosas.Trata-se de uma estrutura que tem a função de estabelecer comunicação entre as células , permitindo que os grupos funcionem de forma correta e harmônica.
JUNÇÃO COMPACTA (ZÔNULA OCLUSIVA) :
É uma junção de faixa contínua em torno da porção apical de certas células epiteliais que bloqueia o trânsito de íons e moléculas