aves
Filo Platyhelminthes
INTRODUÇÃO
Filo Platyhelminthes (platy = chato; helmintos = verme), ou simplesmente filo dos platelmintos, reúne os animais invertebrados com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral. Também conhecidos como vermos achatados, podem ter vida livre (em ambientes aquáticos ou terrestres), representados pelas planárias ou ser parasitas de outros animais, inclusive o homem.
O filo Platyhelminthes (do grego plátys, “chato”; helminthos, “verme”) inclui aproximadamente 20.0 espécies viventes de animais de vida livre e parasitas (BRUSCA & BRUSCA, 2007).Platelmintos são organismos protostômicos, triploblásticos, achatados dorsoventralmente e os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem segmentação corporal. Entretanto, dados moleculares recentes apontam para algumas modificações para o filo Platyhelminthes (BAGUNA; RIUTORT, 2004).Hickman Junior (2004) define que os Platyhelminthes derivaram de um ancestral que provalvemente teve muitas características semelhantes às dos Cnidaria, inclusive uma mesogléia gelatinosa. Todavia, a substituição da mesogléia gelatinosa por um parênquima.
O filo dos platelmintos é dividido em três classes:
Classe Turbellaria
São animais de vida livre, possuem cílios para locomoção e um aspecto foliáceo. Um exemplo de representante desta classe é a planária.
As planárias possuem um grande poder de regeneração, e se reproduzem assexuadamente por fissão transversal. Se cortarmos uma planária em vários pedaços, cada um irá ser regenerar e dar origem a um novo individuo.
Classe Trematoda
São endo ou ectoparasitas. Possuem ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. Possuem cutícula protetora na epiderme e não possuem cílios. São hermafroditas, mas o S. mansoni é dióico. A fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecóforo. Fazem fecundação cruzada e interna. Como representante hermafrodita temos a fascicula hepatica, que