Aves do pantanal completo
O Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros.
Está situado no sul do Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).
Este território é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal.
A biodiversidade deste bioma é imensamente vasta, sendo considerado um dos mais ricos do planeta. Em se tratando de fauna, há registro de 650 espécies de aves, onde no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800. Isto demonstra que 36% da avifauna brasileira está concentrada no Pantanal.
Com isso, o presente trabalho pretende descrever a morfologia, comportamento e hábitos das espécies de aves com maior incidência no bioma. As famílias comtempladas serão: Ramphastidae, Rheidae, Cariamidae e Corvidae.
2. DESENVOLVIMENTO
RAMPHASTIDAE
A família Ramphastidae é constituída por 6 gêneros e aproximadamente 33 espécies. Os tucanos, araçaris e saripocas apresentam certas semelhanças morfológicas com os Bucerotidae (calaus) do Velho Mundo, devido a seus enormes bicos, multicoloridos e de áreas nuas em torno dos olhos. Possuem as clavículas separadas, sem formar a fúrcula. Tem o palato totalmente fechado (tipo desmognato) e língua fina, longa e queratinizada. São frugívoros, complementado sua dieta predando pequenos vertebrados e ninhegos de outras aves. O bico apesar de resistente é bem leve devido aos ossos esponjosos de seu interior que são entremeados por cavidades pneumáticas. Apresentam tômias serreadas na ranfosteca. Outra função do bico é servir de caixa de ressonância e dispersor de calor, por ser muito vascularizado. Contrabalanceam o peso do corpo com a cauda longa e o auxílio de dedos robustos em disposição zigodáctila (dedos 2 e 3 para