ave maria
ALUNA: Ana Heloisa.
TRABALHO DE HISTÓRIA.
Dois Vizinhos
2014
A crise do império brasileiro.
Como aconteceu:
Aconteceu durante o segundo reinado, porque a Inglaterra tinha interesse em acabar com a escravidão negra do Brasil, onde conseguiram no decorrer do ano de 1831 a lei que declarava livres os escravos importados no Brasil. Mas não foi cumprida essa lei, pois contrariava os interesses dos fazendeiros que eram dono dos escravos.
Em 1850, com pressões inglesas a Lei Eusébio de Queirós foi aceita, proibindo o trafico negreiro e autorizando a expulsão dos traficantes de escravos do país.
Guerra do Paraguai:
Iniciou-se no ano de 1864, por causa da ambição do ditador Francisco Solano Lopez que tinha o objetivo de aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele se aproveitou através da falta de defesa do Brasil para invadir e conquistar a província de Mato Grosso passando a partir disso para outras partes do Brasil.
Terminando a guerra, a população brasileira sofre consequências desse conflito, pois a economia estava abalada em razão dos prejuízos da guerra. Então dependíamos dos empréstimos feitos pela Inglaterra, que cada vez mais aumentava nossa divida externa.
Lutas pelo fim da escravidão:
Desde o século XIX a escravidão africana no Brasil teve um crescimento muito grande tendo 42% de africanos obrigados a vir para o país no período do trafico negreiro. Eles eram comprados para poder trabalhar junto aos fazendeiros, produzindo para o mercado interno e externo.
Após a Guerra do Paraguai, também cresceu no país a Campanha Abolicionista, para a libertação dos escravos.
Com o fim da escravidão os interesses dos industriais europeus, era ampliar o mercado consumidor, onde seria possível o desenvolvimento do trabalho assalariado, onde nesse período o governo emancipou duas leis para os escravos: