AVC
Introdução
Neste trabalho abordaremos o tema, Acidente Vascular Encefálico (AVE) popularmente conhecido como, Acidente Vascular Cerebral, também pode ser nomeado como Infarto Cerebral, Isquemia Cerebral, Trombose Cerebral e Derrame Cerebral, ocorre quando há um dano do revestimento da artéria como o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, muitas vezes deixando sequelas irreversíveis.
O AVE é a doença vascular que mais acomete o sistema nervoso central, apresentando-se como a segunda principal causa de morte, com importante impacto na saúde pública, sendo a principal causa de incapacidades físicas e cognitivas em países desenvolvidos e em desenvolvimento (DOYLE, 2002; LESSA, 1999; NATIONAL STROKE ASSOCIATION, 2008).
Os sintomas aparecem de repente e de único lado do corpo. Os sinais são: na face, a boca pode ter desvios para um dos lados, pálpebra superior pode ficar caída, perdendo a sensibilidade de um dos lados do rosto, comprometendo a fala e a audição. Os sintomas mais comuns são: perdas de forças e coordenação motora, formigamento, dificuldades em lembrar pessoas, lugares e momentos e dor de cabeça intensa.
Os acometidos do AVE possui fatores de Riscos como: Hipertensão arterial crônica, diabetes, colesterol elevado, sedentários, tabagistas e arritmia cardíaca.
Segundo, o site Minha Vida os tipos de AVE são:
Isquêmico: corresponde à 80% dos casos da doença, é definida pelo entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro isso ocorre quando coágulos obstruem esses vasos.
Hemorrágico: Definida pelo rompimento de um vaso, provocando sangramento no cérebro.
Objetivo Geral
Abordar os conceitos gerais do Acidente Vascular Encefálico.
Objetivos Específicos
Formas preventivas
Quadro de riscos
Sintomas e primeiros socorros
Sequelas consequentes
Reabilitação
Reabilitação após AVC
Dados recentes mostram que o AVC é a segunda causa de mortalidade no mundo. De acordo com o DATASUS, em