Avc
Neuro
AVC isquêmico
A) Vascularização do SNC – Polígono de Willis
O SNC é nutrido por 2 circulações:
Circulação posterior ou vértebro-basilar: inicia-se com as artérias vertebrais, ramos das artérias subclávia; elas ascendem pelo forame transverso das vértebras; enquanto ascendem, elas nutrem o bulbo; na transição do bulbo com a ponte, as vertebrais se unem formando a artéria basilar; esta corre pela ponte no sulco da artéria basilar e distalmente, na base do crânio, ela que é única, dá origem às duas artérias cerebrais posteriores.
Circulação anterior ou carotídea: a carótida comum bifurca-se em carótida externa e carótida interna; a ACI ascende e dá origem à artéria oftálmica (primeiro ramo importante da ACI); a ACI se continua e se bifurca de cada lado em uma cerebral anterior e cerebral média. A imensa maioria dos AVCi acontecem no território da artéria cerebral média.
Peculiaridades
A circulação anterior se comunica com a posterior através das artérias comunicantes posteriores.
A circulação anterior de cada hemisfério cerebral se comunica com a contralateral através das artérias comunicantes anteriores.
A essa configuração de vasos damos o nome de Polígono de Willis.
B) Mecanismos do AVC isquêmico
Um dos principais mecanismos é o embólico...
B.1) Cardioembolismo (20-30%)
Paciente com FA crônica ou intermitente não é anticoagulado de forma adequada; trombo no AE passa para o VE que ejeta o êmbolo para a circulação, geralmente da ACM.
B.2) Embolia artério-arterial (15%)
Uma placa aterosclerótica, seja na bifurcação carotídea, seja na carótida interna, sofre instabilidade, se fragmenta e manda cristais de colesterol que alcançam as artérias do SNC; quanto mais grave a lesão carotídea, maior a probabilidade de evoluir com instabilidade.
B.3) Criptogênico (30%)
Paciente com RCR; USG de carótida não mostra nada; a grande maioria destes AVC parece ser devido a embolias; muitos devem ter embolia a partir de placas ateroscleróticas na aorta que se