Avatar
Aluna: Giovanna Arruda Turma: NA2
Disc.: Humanidade e Transcendência Prof. João Luiz Correia
O primeiro ponto da primeira parte do programa versa sobre A condição Humana da antiguidade à contemporaneidade: possibilidades e desafios.
À luz das provocações do conteúdo estudado, em sua opinião, como você percebe a condição humana: a) Em suas possibilidades:
Antes mesmo de nascer já nos deparamos com diversas possibilidades, como o sexo, o nome, o tamanho, a cor dos olhos, do cabelo e mais outras. Quando crianças aprendemos as possibilidades do sim e não, do certo e errado, do bonito e feio. Na adolescência as possibilidades de ter ou não o primeiro amor, de ficar em recuperação ou passar por média. Quando adultos as possibilidades tendem a se multiplicar, escolher uma profissão, morar com os pais, sair de casa, construir uma família, morar só, ser bem sucedido. E assim, chegamos à velhice, também com inúmeras possibilidades, mas com a certeza de que vamos nos deparar com a possibilidade da morte, querendo ou não. No mundo em que vivemos que a cada dia o leque de possibilidades cresce mais e mais, o ser humano cria um sentimento de incerteza, dúvida e instabilidade. As possibilidades não têm garantia de realização. Por sonho elas se apresentam como possibilidades agradáveis. Não têm garantia e sempre escondem a alternativa do fracasso e da morte.
b) Em seus desafios:
Na vida somos desafiados constantemente. Todos nós gostaríamos de uma vida tranquila, o que é muito raro, pois a vida é feita de problemas e obstáculos a serem enfrentados. Vivemos num mundo em que ser aceito pela sociedade, é um dos grandes desafios. Pessoas sendo discriminadas pela cor, modo de se vestir, situação econômica, acabam sendo prejudicadas por não saber lidar com esses problemas. Outro desafio a ser enfrentado, é a violência. A violência está conectada com