Avanços tecnológicos
Trabalho P1
Relatório de Brainstorm
O lixo e as soluções para seu armazenamento
Membros:
André Luiz Pinto de Almeida
Jorge Jasths Santos Sousa
Leonardo Gallas Prata
Lixo: Um problema social ou uma consequência do desenvolvimento da sociedade?
Partindo do problema, até os métodos existentes.
O lixo é um dos problemas mais corriqueiros do dia a dia das grandes cidades. É comum no verão brasileiro, quando chove torrencialmente, acontecerem alagamentos que causam diversos transtornos ao cidadão. Isso ocorre devido ao acúmulo de lixo nas galerias que serviriam para escoar a água da chuva.
O acúmulo de lixo no mundo é um problema tão grave quanto o aquecimento global. Pois ambos podem comprometer a situação ambiental do planeta. É necessário que seja dada uma atenção e maior divulgação à importância da coleta seletiva e dos efeitos negativos que pode causar o lixo na cidade.
No Brasil, a maior parte do lixo recolhido vai para os chamados lixões, que são áreas a céu aberto onde o lixo é posto ali sem tratamento ambiental. Esses lixões causam diversos efeitos negativos para o meio ambiente e provoca maior disseminação de doenças em pessoas que ali convivem. Existem também os aterros sanitários que são similares aos lixões, porém, são áreas apropriadas para depósito do lixo. Teoricamente é feito um tratamento para que os efeitos causados não prejudiquem o solo.
O problema do lixo se agrava à medida que o nível social cai. É comum em favelas ou bairros mais pobres aparecerem pilhas de lixo acumulado em terrenos baldios ou mesmo nas ruas. Muitos bairros carecem do apoio da prefeitura que não disponibiliza o serviço de coleta pública. Mas também falta conscientização dos moradores para um melhor tratamento para o lixo.
A mentalidade ambiental ainda não está muito forte no povo brasileiro. Não é muito frequente ver na TV alguma campanha sobre a reciclagem, coleta seletiva ou a poluição dos rios ou baías. A população não se