avanço do serviço social
Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.
É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa com valores e ideais respeitados através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo. é mais o mesmo de tempos remotos, porém a sociedade também não é, e requer do Serviço Social a sua capacidade de mostrar respostas esperadas a população. Vivemos em um tempo de ganhos com a facilidade tecnológica que nos cerca, para a apresentação de um profissionalismo com autenticidade e referência para atuar em todas as dimensões da questão social.
Sendo assim o Serviço Social não é um mundinho fechado, mais uma imensidão de relacionamentos sociais, onde o mesmo está inserido no campo governamental, privado, terceiro setor e entra em uma rede de encontros de demandas sociais múltiplas.
Saber atuar com atores e políticas sociais requer atualmente um profissional atrelado a novas teorias e práticas no núcleo do projeto ético-político. Dar respostas as demandas presentes é o nosso papel, pois assim teremos uma sociedade com conhecimentos e participação como cidadãos de direitos.
Desde o princípio acadêmico a formação profissional vale ressaltar que estamos inseridos em uma profissão de mudanças constantes, com isso como ficaremos parados? Somos responsáveis em zelar e continuar