AVALIÇÃO DO ALUNO A FAVOR OU CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO?

566 palavras 3 páginas
FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS – FAM
UNIESP – União Nacional da Instituição de Ensino Superior Privada

AVALIÇÃO DO ALUNO A FAVOR OU CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO?

MIRANDÓPOLIS
2014

Sim, a favor porque a avaliação esta ligada a aprendizagem de garantir a qualidade de ensino que o aluno recebe. A avaliação escolar que tem se configurado como objeto disciplinador dentro da sala de aula. Algumas dessas indagações me acompanharam durante o período que realizei estágios no magistério, e os conteúdos ensinados no cotidiano escolar focando o modo de avaliar.
Com isso a avaliação escolar e quais as políticas que orientam esta prática observando os fatores que levam à avaliação excludente, realizando assim um parâmetro onde será possível refletir sobre os fatores que pressupõe a avaliação classificatória.
A escola como instituição social tem o dever de formar cidadãos, mas por se constituir em um sistema está condicionada as diretrizes políticas educacionais que a governam. Sendo assim, refletir sobre a avaliação é também pensar nas relações sociais existentes e as políticas educacionais que direcionam e permeiam o sistema educacional brasileiro sob o qual as instituições escolares estão inseridas.
Pois o professor precisa ensinar os conteúdos, mostrar o caminho em que os alunos deverão seguir, mas por sua vez os alunos precisam buscar esse conhecimento através de pesquisas, desafios, fazendo com que descubram, aprendem cada vez mais.
Uma das ferramentas utilizada na escola para avançar nos estudos é a avaliação. Sabemos que ela é necessária no contexto escolar, pois ajuda, auxilia o professor a sanar as dificuldades encontradas pelos alunos durante o processo ensino-aprendizagem a condução da avaliação deve ser vista de modo que não seja simplesmente para promoção ou reprovação, mas que promova a autonomia e desenvolvimento do aluno.
Segundo Libâneo (1991) a avaliação é uma tarefa complexa que não se realiza

Relacionados