Avaliação e liguagem
Avaliar é colher elementos para que o trabalho aconteça, colher informações para progredir, colocar pontos críticos e julgando de certa forma. Exemplo: 3 pessoas diferentes vão ao musical
A primeira um musicista, ele julga conforme sua formação musical.
A segunda pessoa é um apreciador, ele avalia a musica de uma forma mais suave, só perceberá uma desafinação se for muito brusca.
A terceira pessoa, uma pessoa que não tem interesse e pelo fato já avalia e não vai ao musical, por princípios e interesses.
Isso demonstra como cada um avalia de um jeito a partir de seus princípios e valores. Tendo assim sua singularidade. Ao interagir socialmente o ser humano avalia eventos, situações. Assim com essa avaliação direcionam suas escolhas e seu modo de agir.
Avaliação formal
Na avaliação profissional temos como, por exemplo, o medico alopata e um homeopata procurando estratégias de cura.
Alopata, ele tenta acabar logo com uma febre quanto um homeopata ele deixa para que o organismo reaja, obedecendo a critérios diferentes mais com o mesmo objetivo estabelecimento de critérios.
Os componentes subjetivos
O avaliar tem como objetivo imediato de da razão de ser ou de acontecer, mas tb tem subjetividade nas relações afetivas.
Qualquer um que venha fazer um trabalho avaliativo, além de suas relações sócio profissionais ele tb esta sendo influenciado por suas particularidades.
Quando fazemos uma avaliação e não temos certeza, isso faz com que seja continuo e pode sofrer modificações, sempre haverá novas possibilidades de avaliação.
Sendo assim o profissional avaliador, tb tem que passar por uma avaliação para que possa rever posicionamento e âmbito técnico- operativo de suas atividades.
O contexto avaliativo
A avaliação formal efetua-se num contexto profissionais específicos cujos objetivos vão direcionar os critérios a ser usada no desenvolvimento da ação assim a atividade avaliativa se desdobra em diferentes campos de atuação e em