Avaliação heurística do navegador apple safari
Vinícius Emer Kern
UNIVATES – Centro Universitário
CEP 95.900-000 – Lajeado– RS – Brasil emertk@hotmail.com Resumo. Este artigo tem como tema uma avaliação heurística da interface do
Safari, o navegador da Apple, na versão 5.1.3 para MAC OSX, onde são apontadas oito situações que podem ser consideradas como inconsistências de interface e se encaixam em alguma das heurísticas do método de avaliação, juntamente com comentários e sugestões de como estes aspectos poderiam ser melhorados, na visão de um usuário.
1. Introdução
Durante o desenvolvimento de um sistema, uma parte muito importante é sem dúvidas o projeto da interface, será através dela que o usuário vai interagir com o sistema, por isso uma interface deve ser simples e intuitiva, facilitando ao máximo a utilização por parte do usuário. Visando identificar problemas em uma interface, existem alguns métodos já definidos, e para a avaliação do Safari foi usada a avaliação heurística, que é explicada no capítulo dois do artigo. O capítulo três mostra o resultado da avaliação com detalhes e comentários, e no capítulo quatro é exposta uma conclusão final sobre a mesma.
Sobre o software avaliado, o Safari é o navegador da Apple e é incluído por padrão no
MAC OSX, sistema operacional dos Macs, e também em sua versão mobile no iOS, sistema operacional dos aparelhos móveis da Apple, como iPod, iPhone e iPad. Embora não marque presença entre os navegadores mais populares, o Safari é bastante utilizado, principalmente por usuários de Macs, por sua performance otimizada para rodar em aparelhos da Apple. Apesar de possuir uma versão para Windows, apresenta muitas incompatibilidades com sistema operacional da Microsoft, e é pouquíssimo utilizado nessa plataforma.
2. Avaliação Heurística
A Avaliação Heurística, segundo Jakob Nielsen e Rolf Molich, é um método que avalia a usabilidade de uma interface procurando encontrar problemas de interação