Avaliação de Usabilidade de Sites Web
Marco Winckler1
Marcelo Soares Pimenta2
Resumo:
Desde a invenção da Web, a tecnologia para construção de interfaces Web vem sendo progressivamente incrementada permitindo o desenvolvimento de aplicações cada vez mais complexas que utilizam a Web não apenas para troca de informações, mas como plataforma para aplicações distribuídas tais como comércio eletrônico e intranets. Durante este processo evolutivo, o número de usuários e de sites Web cresceram exponencialmente. A Web tornou-se acessível a todas as pessoas, e conta com uma grande variedade de aplicações. Contudo, observa-se que tal popularidade não implica necessariamente em satisfação dos usuários. Muitos sites Web são visitados uma única vez não porque o conteúdo do site não seja interessante mas sim porque eles foram incapazes de encontrar a informação desejada , um dos problemas de usabilidade típicos mais relatados por usuários.
Usabilidade é o termo técnico usado para descrever a qualidade de uso de uma interface. Quando a usabilidade é levada em conta durante o processo de desenvolvimento de interfaces Web, vários problemas podem ser eliminados como, por exemplo, pode-se reduzir o tempo de acesso à informação, tornar informações facilmente disponíveis aos usuários e evitar a frustração de não encontrar informações no site.
A tendência atual em avaliação é tentar identificar os problemas de usabilidade tão logo eles possam ser detectados na interface. Uma vez identificado, o problema pode ser solucionado ou, ao menos, seus efeitos podem ser minimizados. Existe uma série de métodos de avaliação que podem ser utilizados em diferentes etapas do desenvolvimento de interfaces Web.
O objetivo principal deste trabalho é descrever o processo de avaliação de usabilidade de interfaces Web e alguns métodos e ferramentas que podem ser utilizados neste processo. Para contextualizar este assunto, na parte inicial do capítulo são apresentados alguns tópicos