AVALIAÇÃO DE RAÇÕES POR PROPRIETÁRIOS
PROPRIETÀRIOS
Flávia Maria de Oliveira Borges Saad1
Jéssica Santana dos Reis2
Rosana Cláudio Silva Ogoshi2
Nutricionistas animais, sejam veterinários ou zootecnistas, podem lançar mão de vários critérios para avaliar a qualidade de uma ração para cães ou gatos, como, por exemplo, avaliações criteriosas de rotulagem até testes de digestibilidade e desempenho. Entretanto, para os proprietários, torna-se difícil, diante de tantos produtos, decidir qual é o que melhor se adéqua às necessidades de seu animal.
Sendo assim, é comum observar proprietários com as seguintes dúvidas: será que a ração escolhida, diante de tantas opções, é o alimento certo? Será que meu cão está respondendo satisfatoriamente ao produto? Normalmente o melhor critério para avaliação é a observação do animal e de aspectos simples relacionados ao próprio alimento; até porque uma ração pode ser excelente sob o ponto de vista nutricional e o animal não se adaptar a ela.
De modo bem simples, alguns pontos podem ser observados:
1)
Respeite a idade do seu animal
Um dos primeiros pontos a ser considerado é a idade do animal. É importante escolher um alimento indicado para a etapa fisiológica que seu animal está vivendo. Isso significa que sim, você deve oferecer para os filhotes alimentos devidamente formulados para animais em crescimento, assim como deve oferecer a um animal adulto, alimentos com indicação específica para eles.
O crescimento é um dos períodos mais críticos em termos nutricionais, sendo necessário cobrir todos os requisitos dos animais para um bom desempenho e, ao mesmo tempo, evitar um superconsumo. Dar ração de filhotes a animais adultos ou vice-versa, pode comprometer a saúde de seus animais, uma vez que as necessidades nutricionais são diferentes e as rações são formuladas para necessidades de cada fase. Um filhote comendo ração de adultos pode apresentar deficiência de vários nutrientes, levando a