Avaliação da velocidade em meninos na faixa etária de 12 a 14 anos praticantes de futsal.
PALAVRAS-CHAVE: Futsal, velocidade, índice de massa corporal. O Futsal é uma modalidade esportiva muito popular em boa parte do mundo. No Brasil, ele é o esporte de quadra mais praticado.
Esse trabalho teve como objetivo de estudo avaliar a velocidade em meninos, com idades variando de 12 à 14 anos praticantes de Futsal. A amostra foi submetida ao teste de 20m e classificados de acordo com o protocolo de Gaya (2009), foram mensuradas também a estatura e massa corporal, com a finalidade de obter o IMC, e cada participante foi classificado de acordo com os valores propostos por Conde e Monteiro (2006). Os participantes do grupo A (12,62 anos), apesar de serem novos, apresentaram um resultado melhor que os do grupo B (13,58 anos), o que não era esperado, no entanto, como já era esperado, os participantes do grupo C (14,53 anos) obtiveram o melhor resultado. A prática do Futsal envolve a aceleração e troca de direção e sentido de forma rápida, constante e inesperada, o que exige um desenvolvimento muito alto da velocidade e agilidade dos movimentos, domínio espaço-temporal, coordenação e controle motor. Weineck (2003) classifica a velocidade como não sendo somente a capacidade de correr velozmente, mas também como a capacidade de coordenar movimentos acíclicos como saltos e lançamentos, seguidos de movimentos cíclicos como patinação no gelo e patins.
A falta de um método eficiente ou de frequência do treinamento de velocidade pode ter afetado negativamente os resultados obtidos nessa pesquisa, uma vez que 58,9% dos participantes obtiveram classificação razoável ou fraco no teste de velocidade de 20 metros, nesse mesmo teste 47,01% obtiveram classificação excelente, muito bom ou bom. Todos os grupos apresentaram um IMC (Índice de Massa Corporal) classificado como