avaliação cederj
b) O ainda não saber significa o movimento de construção , conhecimentos e interação professor/aluno. Não saber poderia remeter a uma avaliação negativa, identificada com o fim de um processo que leva a um resultado desfavorável, é a impossibilidade de seguir adiante. Distinguindo os que sabem dos que não sabem rotulando como bom e mau aluno. O ainda não saber, indica que todo conhecimento pode ser ampliado e todo saber, ou não saber, redefinido. . Sendo assim, todo conhecimento, como todo desconhecimento, é provisório e parcial, o que permanece é o ainda não saber, que revela a possibilidade e a necessidade de novos e mais profundos conhecimentos. Não se paralisa com a identificação do erro ou do acerto, não busca relações superficiais entre o que é observável e os processos que o atravessam. A avaliação como prática de investigação coloca em diálogo o saber e o não saber tecendo novos e mais profundos conhecimentos e propondo o ainda não saber como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber. Como prática de investigação,sinaliza percursos e perspectivas e convida à reflexão permanente e à ampliação do conhecimento.
2. Ao se mudar a prática avaliativa, mudam-se as relações dentro do espaço escolar , tanto as relações com o saber, quanto entre os agentes, como a relação com a profissão, com o tempo escolar e sua gerência e administração; muda-se a didática, muda-se a proposta curricular relacionadas a:
- revisão das práticas avaliativas no sentido de que elas de fato viabilizem um acompanhamento criterioso do processo ensino-aprendizagem, com vistas à superação das dificuldades encontradas e ao