avaliaçao global do idoso
Quais são os tipos de envelhecimento do organismo?
Todos os seres vivos passam por transformações com o passar dos anos. Essas modificações podem ser consideradas uma involução morfológica e funcional que afeta a maioria dos órgãos e leva a um gradual declínio no desempenho funcional dos indivíduos, culminando com a morte. O termo envelhecimento é utilizado para indicar tais transformações.
O envelhecimento biológico é inexorável, dinâmico e irreversível, carac-terizado pela maior vulnerabilidade às agressões do meio interno e externo e, portanto, maior suscetibilidade nos níveis celular, tecidual e de órgãos/aparelhos/sistemas. Entretanto, não significa adoecer. Senili-dade não é diagnóstico. Em condições basais, o idoso funciona tão bem quanto o jovem. A diferença se manifesta nas situações em que se torna necessária a utilização das reservas homeostáticas (de equilíbrio) que, no idoso, são mais frágeis. Além disso, cada órgão ou sistema envelhece de forma diferenciada. A variabilidade é, portanto, cada vez maior à medida em que envelhecemos.
O envelhecimento biológico pode ser fisiológico (senescência) ou patoló-gico (senilidade). O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma robusta, seme-lhante à idade adulta. No envelhecimento