AVA responsabilidade e meio ambiente agenda 21
UNIDADE SÃO PAULO – (SP) – CAMPUS VILA MARIANA (VM) UNIBERO
GESTÃO HOSPITALAR
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Aluno: Fábio Tavares de Souza R.A.: 9911151376
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA.
“O Caminho da Sustentabilidade”
Prof.(a) Luciana Santos Barbosa
São Paulo, Setembro de 2014.
Introdução
Confesso de que não tinha ideia da importância vital da continuidade da vida humana não apenas no sentido ecológico, mas também como preservação da vida em sociedade refletindo um sentido real de sustentabilidade com preservação do meio ambiente. Sustentabilidade segundo o (Catalisa) “Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”.
A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. (Jog14)
Desenvolvimento
O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 1989 com a aprovação em assembleia extraordinária das Nações Unidas, uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a segunda Conferência Rio-92 ou Eco-92, em 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa.
A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos