AVA Design instruciona;
1108 palavras
5 páginas
ResumoPrimeiro um breve resumo sobre o que que é esse artigo, o objetivo deste trabalho é analisar as estratégias pro desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem avaliando o design gráfico em ambientes digitais educacionais que caracterizam o emprego da hipermídia como o vídeo, internet, hipertextos, audiovisual e os materiais didáticos on-line. E conceituar o design instrucional, como um processo de concepção de projetos em EaD. As estratégias terão como base o Curso de Especialização em Metodologias para a Educação a Distância – MEAD oferecido pela UNISUL VIRTUAL.
Eu primeiro pensei em Design Instrucional como sendo a parte estética do AVA, mas esse designer ele é mais um arquiteto que planeja a coisa toda, toda a parte pedagógica, do que alguém só focado em tornar o conhecimento atrativo.
Eu achei esse artigo interessante porque a base teorica dele é o curso que ensina as metodologias para a construção de outros ambientes virtuais. Mas ele menciona o curso uma vez ao longo do artigo e também não mostra claramente estratégias práticas como eu esperava sobre o design instrucional.
Introdução
Na introdução ele fala da importância dos AVAs, de como é necessário ter todo o planejamento prévio e identificar o perfil dos alunos e professores que vão fazer uso desse AVA pra desenvolver uma estética ela deve ser agradável pra orientar e ganhar a atenção do estudante especialmente nas primeiras impressões.
O modelo de ensino a distância proposto pela Unisul Virtual tem um alto índice de satisfação entre os alunos e um pequeno percentual de evasão.
Fundamentação
Ele faz 2 citações iniciais bastante interessantes e a discussão é só uma cópia grosseira da introdução (LEVY; Pierre 1996)
“Quando uma pessoa, uma coletividade, um ato, uma informação se virtualizam, eles se tornam “não-presentes”, se desterritorializam. Uma espécie de desengate os separa do espaço físico ou geográfico ordinários e da temporalidade do relógio e do calendário” Essa