Ava - Ciências Sociais
Tema 3: Culturas Contemporâneas: localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo
Trabalho postado no AVA- Ciências Sociais do 1º semestre de Ciências Contábeis, período Noturno.
Introdução
Este trabalho visa desenvolver o autodesenvolvimento do aluno, apresentando informações sobre culturas contemporâneas como localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo envolvendo a cidade de Campinas no estado de São Paulo e toda a região. Citarei quais são os fatores locais que produzem cultura nessa cidade, exemplificarei um sincretismo e como somos influenciados pela cultura nacional e as culturas em rede.
CAMPINAS- SÃO PAULO
Campinas fica situada no interior do Estado de São Paulo, na Região Sudeste do Brasil. Foi fundada entre o final do século XVIII e o começo do século XX, no dia 14 de julho de 1774 como um bairro rural da Vila de Jundiaí, foi nomeada Cidade de Campinas em 1842 (240 anos). No começo ela teve como principais atividades econômicas o café e cana-de-açúcar. Porém, a partir da década de 1930, a indústria e o comercio se destacaram, sendo a principal fonte de renda, e ela foi considerada um pólo industrial regional.
Na atualidade, Campinas ocupa uma área de 801 km² e conta com uma população aproximada em 1 milhão de habitantes, distribuída por quatro distritos (Joaquim Egídio, Barão Geraldo, Sousas e Nova Aparecida) e centenas de bairros. Tal vigor econômica e social, trazida em especial pela ampliação de sua população trabalhadora, tem permitido à Campinas constituir-se como um dos pólos da região metropolitana de São Paulo, formada por 19 cidades e uma população estimada em 2,33 milhões de habitantes (6,31% da população do Estado).
Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com