AVA Administração
Os principais livros são: Diário e Razão. Porem a contabilidade pode empregar livros auxiliares para servirem de suporte, entretanto em outros casos, alguns desses livros também são obrigatórios, por exemplo: caixa e registro de duplicatas. O livro razão é onde cada lançamento é dividido de acordo com o motivo de cada um deles. Existem duas formas para organizar as contas desse livro, que é a razão sintética quando abrange uma totalidade, e a razão analítica que abrange cada item em especifico. Para melhor entender o livro razão, existe também o razonete. O livro diário é obrigatório para quase todas as atividades, com exceção de empresas com recita bruta de até 36 milhões por ano. Ele é composto por cinco informações: local e data, conta debitada, conta creditada, histórico e valor. Na antiga legislação era permitido a substituição do livro diário pelo livro caixa, dependendo da forma de tributação da empresa.
As principais técnicas contábeis são: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis. A escrituração baseia-se no registro dos fatos, ou seja, na existência de documentos que comprovem os mesmos. Existem dois métodos, um deles é a partida simples, que tem um controle individual conta a conta, e o outro, que por sua vez é mais utilizado, é o método de partida dobrada, onde as contas possuem um relacionamento entre elas.
O raciocínio contábil é baseado em observar os documentos que comprovem a operação, local e data do fato, avaliar elementos envolvidos, quais contas deverão ser utilizadas para registro,