Av2 psi
Ciência X Senso Comum
Ciência - atividade reflexiva, que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de estudos sistemáticos.
Compõem-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira sistemática, programada e controlada para que se permita a verificação da validade. (Fatos + rigorosa metodologia de pesquisa = verificação da validade).
Conhecimento - formado pelas representações mentais que são organizadas e estruturadas pela percepção e armazenadas na memória.
Senso Comum - cinge-se aos dados imediatos e as explicações não são profundas. Teorias fragmentadas, desorganizadas e muitas vezes contraditórias. Apropriações do conhecimento científico.
Psicologia como ciência.
Frenologia de Galton - tamanho do crânio e Antropologia Criminal de Lombroso - criminalidade hereditária.
1879 - Com Wilheim Wundt - Antes dele, a Psicologia era um ramo da Filosofia. Estudo da Alma. Passa pela Biologia e a ser estudada pela Fisiologia e Neurofisiologia. Criou os laboratórios com uso de instrumentos de observação e medidas. Saída dos laboratórios foram os Testes Psicológicos.
Psicologia - ciência que estuda processos mentais e comportamentais dos seres vivos. Caracterizar e entender as pessoas através do seus comportamentos formados por fenômenos psicológicos e processos mentais. Objeto de estudo: ser vivo. Pesquisador e objeto são os mesmos.
Comportamento - toda forma de resposta ou atividade observável realizada por um ser vivo. Formando por fenômenos psicológicos e representações mentais.
Representações mentais - experiências subjetivas que inferimos através dos comportamentos; sensações percepções, sonhos, pensamentos, crenças e sentimentos.
Fenômenos Psicológicos, percepção, memória, emoção e motivação.
Objetos de estudo da ciência psicologia - Comportamento - objetivo - pode ser