Av1 Análise Textual
1a Questão (Ref.: 201403340984)
Pontos: 0,0 / 1,0
Na produção de texto dissertativo-argumentativo, muitas vezes discutimos assuntos polêmicos sobre os quais não há consenso. Portanto, qualquer que seja a tese que defendamos, sempre haverá pessoas que discordarão dela. O que importa não é a tese em si, pois as pessoas têm, felizmente, opiniões diferentes sobre um mesmo tema. No entanto, os argumentos são essenciais, pois serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor/interlocutor de que essa é a correta.
Assinale o tipo de argumento baseado em informações extraídas da realidade e de acontecimentos notórios (de domínio público).
Argumento por causa e consequência.
Argumento de raciocínio lógico. Argumento de provas concretas. Argumento de exemplificação.
Argumento de autoridade.
2a Questão (Ref.: 201403336031)
Pontos: 0,5 / 0,5
No texto abaixo ocorre uma forma que é inadequada nos textos formais. Leia o trecho e dentre as opções que vêm logo em seguida, assinale a adequada:
"Lula e Meneguelli divergem sobre o pacto. Concordam em negociar, mas Lula só aprova um acordo se o governo retirar a medida provisória dos salários, suspender os vetos à lei da Previdência e repor perdas salariais." (Painel, Folha de São Paulo, 21/09/1990).
O verbo concordar, logo no início da segunda frase, deveria estar no singular.
O correto seria dizer sob, e não sobre, na primeira frase. O verbo repor, no final da segunda frase está conjugado de modo errôneo. O correto seria: e repuser perdas salariais.
O correto seria: ...medida provisória do salário,... e não ...medida provisória dos salários,...
Não existe adversativa na sequência da segunda frase. O correto seria: ..., mais Lula só aprova um acordo...
3a Questão (Ref.: 201403338211)
Pontos: 0,5 / 0,5
Marque a opção que traz os tipos textuais comumente aceitos nos gêneros textuais.