Auxiliar de escritorio
1- INTRODUÇÃO
O grande foco das atividades das ONGs (Organizações não governamentais) está voltado para a sociedade. Estas entidades são comprometidas com determinadas causas atuando como organizações civis de interesse público, funcionam muitas vezes como as ferramentas que a população tem para participar da sociedade.
Pode-se dizer que as ONGs trazem consigo uma filosofia de vida. Essas organizações disponibilizam ao público todas suas informações e atuam em áreas como assistência social, cultura e educação gratuita, tendo como constante preocupação uma sociedade mais justa.
Dentro deste contexto, teremos no presente trabalho uma maior abrangência e compreensão no que diz respeito aos papéis exercidos pelas ONGs e pela Sociedade Civil na responsabilidade social.
2- CONCEITOS 2.1 – ONG
ONG é a sigla de Organizações Não Governamentais, as quais constituem grupos que não possuem fins lucrativos, e fazem diversos tipos de ações solidárias para grupos específicos, como crianças, idosos, animais e meio ambiente, e fazem parte do terceiro setor. As ONGs surgiram com o objetivo de fazer uma parte que, em tese, é de responsabilidade do Estado, ou então complementar quando este não alcança o devido objetivo. Esses grupos buscam fazer o possível para auxiliar as pessoas excluídas da sociedade e as que não têm voz ativa. AS ONGs sobrevivem, na maioria das vezes, de financiamentos e doações do próprio Estado, e também de algumas entidades privadas, além de ter basicamente a ajuda de voluntários. Uma ONG não tem valor jurídico, ou seja, fazendo parte do terceiro setor, ela faz parte de associações e fundações, não constitui uma empresa ou pessoa jurídica. Para criar uma ONG, é necessário formular um estatuto, que é o documento que vai conter o nome da entidade, onde vai ser a sede, as finalidades e objetivos, contratar se possível uma assessoria jurídica, uma vez que é obrigatório que um