Automação
Aluno:
Tema do Trabalho:
Sistema Digital de Controle Distribuído
Introdução
Um sistema digital de controle distribuído (SDCD) é um dos elementos mais em voga na área de Automação Industrial, atualmente. Ele tem como função primordial o controle de processos, de forma a permitir uma otimização da produtividade industrial, estruturada na diminuição de custos de produção, melhoria na qualidade dos produtos, precisão nas operações, segurança entre outros diversos benefícios.
Ele é composto basicamente por um conjunto integrado de dispositivos que se completam no cumprimento das suas diversas funções. Utiliza de técnicas de processamento digital (discreto) em oposição ao analógico (contínuo), com o objetivo de prover uma manutenção do comportamento de um referido processo na planta da Indústria, dentro de parâmetros já preestabelecidos. O sistema é denominado ainda de distribuído por permitir uma descentralização do processamento de dados e decisões, através do uso de unidades remotas na planta. Além, de oferecer um interface homem-máquina (IHM) que permite o interfaceamento com controladores lógicos programáveis (CLP), controladores PID, equipamentos de comunicação digital e sistemas em rede.
Seguindo esta linha de raciocínio, partiremos agora para a descrição de um SDCD muito conhecido no mercado: o CENTUM CS 1000, produzido pela YOKOGAWA, empresa japonesa que se dedica fortemente à área de controle de processos industriais.
CENTUM CS 1000 (Características Gerais)
Este sistema apresenta características bem amplas no que se refere à aplicabilidade na Indústria como um todo, podendo ser implementado em uma multiplicidade de tipos de planta. Sua funcionalidade é bem extensa, demonstrando-se eficaz em situações que requeiram um controle funcional de grande porte. Sua base é estruturada em um controle digital e distribuído por unidades remotas pela planta.
O sistema apresenta uma interface de