Petroleo
O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo sua origem, podendo oscilar do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades e é muito rico em hidrocarbonetos.O petróleo além de gerar a gasolina para os automóveis, gera também muitos outros derivados, que veremos durante a pesquisa.É um produto bastante rico por conta dos diversos produtos que ele produz e também é um produto que beneficia o país onde está localizado, porém alguns países que dentem esse produto são subordinados por outros e acabam não extraindo sua riqueza.
História e Origem do Petróleo
Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço (21m) para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.
Mesmo não se sabendo ao certo quando foi descoberto o petróleo, referências esparsas nos, leva a acreditar que já havia petróleo naquele tempo, e o conhecimento do mesmo pelo homem, e que seus derivados também eram usados nas construções de cidades, jardins e ligas para pirâmides.
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Petróleo no Brasil
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi