Automação
De
Instrumentação industrial
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí
Aluna: Dandara Alves Domingues
Professor: Daniel
Chave de nível
As chaves de nível são dispositivos próprios para atuar em determinados pontos fixos para controle de nível como em tanques, vasos, reservatórios, caixas, colunas, reatores, silos, entre outros. Estes pontos fixos são valores de nível em processos industriais que, uma vez atingidos, exigem o acionamento de um outro dispositivo para que sua condição volte ao normal no processo. Assim, uma chave de nível pode ligar ou desligar uma bomba, abrir ou fechar uma válvula, acionar um alarme para indicação de situação anormal e necessidade de intervenção do operador. A função principal das chaves de nível é enviar um sinal on/off (continuidade ou descontinuidade) para o sistema de controle. O sinal é geralmente executado por um relé conectado eletricamente no circuito da malha correspondente ao processo. As chaves de nível possuem uma parte sensora e outra parte do circuito de saída. O sensor informa ao circuito de saída sua condição atual com respeito a posição de controle (chaveamento). Já o circuito de saída informa ao sistema de controle a condição atual do nível no momento.
Chave de pressão ou pressostato
Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. Sua função básica é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento.
É constituído em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de setpoint e uma chave de duas posições (aberto ou fechado). Como mecanismo de ajuste de setpoint utiliza-se na maioria das aplicações uma mola com faixa de ajuste selecionada conforme pressão de trabalho e ajuste, e em oposição à pressão aplicada. O mecanismo de mudança de estado mais utilizado é o micro interruptor,