Automação
Automação Industrial
Histórico Revolução industrial O movimento que deu origem a automação industrial e a outras áreas de tecnologia, além de que foi um dos mais importantes acontecimentos da história da humanidade. Teve inicio na Inglaterra no século XVIII com a mecanização dos sistemas de produção. Tudo mudou da idade Media para a idade Moderna, passou uma forma de produção artesanal para automático. Na época a burguesia inglesa industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, procurou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Consequentemente ouve um crescimento populacional que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Evolução das fabricas As fabricas do início da Revolução industrial não apresentavam o melhor ambiente de trabalho. As condições eram precárias. Ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários eram muito baixos e as fabricas empregavam até crianças. A carga horaria chegava até a 18 horas por dia sem nenhum auxilio. O trabalhador atual conta com sistemas de leis para ampara-lo, e as tecnologias de segurança vem evoluindo sistematicamente. Hoje a sociedade tem um desejo de produtos mais baratos, isso gera a necessidade de fabricas mais ágeis, com grande produtividade e poucas paradas, para isso a fábrica precisa ser automatizada.
Aplicações
Criada para facilitar a realização das mais diversas atividades humanas, a automação pode ser observada:
Nas residências: nas lavadoras de roupas e de louças automáticas; nos micro-ondas; nos controles remotos de portões de garagem, etc.
Na rua: nos caixas de bancos automáticos; nos controladores de velocidades de automóveis; nos trens do metrô; nos cartões de crédito, etc.
No trabalho: nos registradores de ponto automático; nos robôs industriais; no recebimento de matéria-prima através de um sistema automático de transporte de carga; na armazenagem do produto final num depósito automatizado; no controle de