Tecnica de Condução de Presos
A primeira consiste num forçamento da articulação do ombro, podendo ser a aproximação pela frente, ou pelas costas. Quando bem executado, o movimento causa dor momentânea no ombro do preso fazendo com que ele cumpra as ordens dadas pelo policial militar, e fique contido para evitar maiores problemas.
A segunda é conhecida como “mão-de-vaca” e consiste no forçamento da articulação do punho do abordado no mesmo sentido do movimento natural. O policial se aproxima pela posição um, ou posição três, para ter uma melhor execução do movimento. A técnica da “mão-de-vaca” é muito eficiente pela dor causada no punho do cidadão, quebrando sua resistência e dando o controle da situação ao policial militar.
A terceira técnica bastante utilizada pelos policiais consiste, também, no forçamento da articulação do punho do cidadão, no sentido contrário ao movimento natural. Esse forçamento também causa desconforto nas articulações dos ombros, cotovelos e dedos, sendo muito eficiente e eficaz no dia a dia do policial militar. Essa técnica possibilita a condução do preso ao solo maneira rápida, caso ele ainda esteja se mostrando resistente e oferecendo perigo.
Técnicas de Intervenção Coletiva Os policiais militares que participarem de uma intervenção coletiva devem conhecer a aplicação das técnicas, partindo de todas as