Automação
[pic]
Variáveis de processo
Geralmente, existem várias condições internas e externas que afetam o desempenho de um processo. Estas condições são denominadas de variáveis de processo são elas: temperatura, pressão, nível, vazão, volume, etc. O processo pode ser controlado medindo-se a variável que representa o estado desejado e ajustando automaticamente as demais, de maneira a se conseguir um valor desejado para a variável controlada. As condições ambientes devem sempre ser incluídas na relação de variáveis do processo. Variável de Processo (PV), as principais grandezas que traduzem transferências de energia num processo são chamadas de “Variáveis de Processo’’. São exemplo de variáveis de processo: Pressão, temperatura, nível, vazão, densidade, pH. A PV é o que deseja-se controlar em um processo industrial.
Variável controlada
É também denominada variável de processo (PV). Indica mais diretamente a forma ou o estado desejado do produto. Considere-se, por exemplo, o sistema de aquecimento de água. A finalidade do sistema é fornecer uma determinada vazão de água aquecida. A variável mais indicativa deste objetivo é a temperatura da água de saída do aquecedor, que deve ser então a variável controlada. [pic]
Variável Manipulada
É aquela sobre a qual o controlador atua, no sentido de mantê-la no valor desejado. A variável manipulada pode ser qualquer variável que cause uma variação rápida na variável controlada do processo.
Na figura anterior a MV é a vazão de vapor.
Variável Manipulada (MV), um controlador analisa o erro (E) e, a partir dele, calcula qual deverá ser a atitude a ser tomada. Ou seja, qual deve ser o valor do elemento final de controle para que o erro seja nulo.
[pic]
Meio controlado
É a energia ou material no qual a variável é controlada. No processo anterior, o meio controlado é água na saída do processo, e a variável controlada,