Automação
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
AUTOMAÇÃO
Alexssandra Pereira de Figueiredo
Rita Mara Vieira de Souza
Cintia Rocha
Georgio Junio Soares
Maria Luzia Pimenta
Patricia Ramos
Serena Carla
Larissa Averdeiro
Governador Valadares
Abril/ 2013
CONCLUSÃO
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo, pois, ele diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. É a total integração entre o homem e a máquina, reduzindo-se mão de obra e despesas.
O que podemos observar é que a automação faz parte do dia-a-dia do homem moderno:
Pela manhã, o rádio relógio automaticamente dispara o alarme para acordá-lo e começa a dar as notícias do dia. Nessa mesma hora, alguém esquenta o pão para o café da manhã numa torradeira elétrica, ajustando tempo de aquecimento. Na sala, uma criança liga o videocassete, que havia sido programado para gravar seu programa infantil predileto da semana anterior. Quando a casa esquenta pela incidência dos raios solares, o ar condicionado insufla mais ar frio, mantendo a temperatura agradável. Esses simples fatos evidenciam como a automação faz parte da vida cotidiana.
As primeiras iniciativas do homem para mecanizar atividades manuais ocorreram na pré-história com invenções como a roda. Desde então, o objetivo é basicamente o mesmo, o de simplificar o trabalho do homem, de forma a substituir o esforço braçal por outros meios e mecanismos, proporcionando deste modo um maior tempo livre para a dedicação a outras matérias, valorizando o tempo útil para as atividades do intelecto, das artes, lazer ou simplesmente entretenimento.
Mas foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que o ser humano tornou-se definitivamente familiarizado com o conceito de automação, que continua ainda hoje a ter um papel predominante em tal campo, seja positivo, como a possibilidade de manter uma produção