Automação residencial
Allan Pais dos Santos Cesar Murgo Emerson Marcondes da Silva José Antonio Sibioni
São Carlos 2010
Introdução:
O avanço de novas tecnologias de comunicação sem fio tem atraído a atenção das áreas de automação residencial e industrial e está ganhando um espaço considerável no mercado de transmissão de dados, com comunicações em distâncias variáveis.
Automação Residencial:
A automação residencial pode ser definida como um conjunto de tecnologias que ajudam a facilitar as tarefas no seu dia-a-dia e proporcionando conforto.
Classificação da Automação Residencial:
Os sistemas envolvidos no processo de Automação Residencial podem ser classificados em três níveis de interação: Sistemas Autônomos Integração de Sistemas
Residência Inteligente
Podemos ligar ou desligar um subsistema ou um dispositivo específico de acordo com um ajuste pré-definido. Porém, neste esquema, cada dispositivo ou subsistema é tratado independentemente, sem que dois dispositivos tenham relação um com o outro.
É projetada para ter múltiplos subsistemas integrados a um único controlador. Trata-se apenas de controle remoto estendido a diferentes locais.
O produto manufaturado pode ser personalizado para atender às necessidades do proprietário. O arquiteto, o integrador de sistemas e o proprietário podem inserir instruções específicas para modificar o uso do produto. Assim, o sistema torna-se um gerenciador, ao invés de apenas um controlador remoto.
As redes domésticas utilizadas em projetos de automação podem ser classificadas em dois
grandes grupos:
Utilizam fios como meio de comunicação. São as mais utilizadas atualmente em projetos. Utiliza o meio físico para comunicação. Este tipo de rede, ainda não está sendo muito utilizada em projetos de automação.
E O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM O NOSSO PROJETO?
Padrão Zigbee
É um padrão global e aberto para comunicação sem fio de baixo custo e pequeno alcance, com características