Automação residencial com Arduino e Android
Cultural do IFRN – Câmpus Ipanguaçu – RN
17 e 19 de setembro de 2013
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO E ANDROID PARA CONFECÇÃO DE
UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Ipanguaçu - RN.
RESUMO: O mundo está vivendo uma era de explosões tecnológicas, onde as pessoas estão cada vez mais agregando a tecnologia ao seu cotidiano. A automação residencial é um exemplo, é composto por sistemas de controle para determinadas ações em uma casa, como ligar a luz por dispositivos móveis (Smartphone ou Tablet). Existem poucas empresas que realizam esse tipo de serviço, o que também interfere no preço, que não é tão acessível a todas as classes sociais, além do fato de que o equipamento usado é bastante caro. O presente trabalho tem como finalidade apresentar um sistema de automação residencial utilizando o micro controlador Arduino.
Palavras-chave: Automação residencial. Arduino. Dispositivos móveis.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, vivemos em uma sociedade dinâmica, e o desenvolvimento de novas tecnologias acaba se tornando uma necessidade para a execução de tarefas cotidianas de modo prático. A residência, por exemplo, é um ambiente de descanso, trabalho ou laser, e por esse motivo as novas tecnologias procuram satisfazer tais necessidades.
A ação de acionamento da iluminação por meio de interruptores espalhados por toda residência, é uma prática que requer movimentação física do residente, o qual nem sempre poderá realiza-lo por diversos motivos, como trabalho, deficiência ou até mesmo por lazer. Somando-se a isso a grande quantidade de interruptores espalhados pelos cômodos da residência pode afetar requintes de design. Outro problema muito comum às residências é a grande quantidade de controles remotos para inúmeros fins (ar condicionados, TVs, Aparelho de som,
DVD, etc.), causando um desconforto para aqueles que