Automação de métodos para avaliação de sistemas de aterramento em instalações energizadas
Otávio Mitsuru Shiono PIBITI/CNPq LACTEC/DVSE
Introdução
Os sistemas de aterramento são importantes para garantir a segurança de pessoas e seres vivos nas proximidades do sistema, para a proteção de equipamentos e garantir o bom desempenho do sistema elétrico de potência [1]. Em [2], são estabelecidos requisitos para o dimensionamento dos condutores da malha do sistema de aterramento de subestações em frequência industrial acima de 1 kV. Assim como, cálculos para tensões permissíveis de toque e passo, cálculo da corrente de malha, cálculo de potenciais de solo e recomendações para o aterramento de equipamentos. Em [3], são estabelecidos os critérios e métodos de medição de resistência de aterramento de sistemas de aterramento e de potenciais na superfície do solo, bem como define as características gerais dos equipamentos utilizados para a realização das medições e os conceitos para avaliação dos resultados.
Com o objetivo que auxiliar a análise dos resultados foram programadas rotinas para o tratamento dos dados das medições de cada método segundo recomendações da norma ABNT NBR 15749. O programa também permite que os dados das medições sejam exportadas para planilhas facilitando a emissão de relatórios e laudos.
Resultados
A ferramenta desenvolvida propiciou uma redução significativa do tempo necessário para a realização da verificação de conexões da malha de aterramento. Em média foi possível medir 1 ponto por minuto para a medição dos potenciais da malha e em alguns casos até 2 pontos por minuto. Na pratica apesar dos tempos de medição serem relativamente rápidos a montagem do arranjo de ensaio, bem como o rearranjo do ensaio devido ao deslocamento dentro da subestação ainda compreendem a maior parcela do tempo de ensaio. A comunicação de dados utilizando o conversor Bluetooth/RS-232 mostrou-se eficaz e funcional simplificando Objetivos Desenvolver a automação