Automato em pilhas
Resp: Management Information Base, MIB, é a forma de estrutura de dados do SNMP. São basicamente tabelas com dados de gerenciamento, cujo formato é especificado pela SMI. Sua descrição é efetuada em linguagem ASN. É o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede.
2- Descreva sobre os tipos de arquiteturas de gerencia de Redes destacando suas vantagens e desvantagens.
Resp: Centralizada: Em um único local. Vantagens - Detecção de problemas correlacionados, Acessibilidade e segurança facilitadas; Desvantagens - Difícil expansão, Tráfego carregado nas proximidades do gerente, Ponto único de falha; Hierárquica: SGR Servidor e SGR Clientes; Não depende de um único sistema; Definição da hierarquia deve ser cuidadosa para evitar duplicação; Vantagens - Menor tráfego em um ponto específico, Clientes menos "pesados"; Desvantagens Recuperação de informações mais lenta; Distribuída: SGR pares; Este tipo de arquitetura é uma combinação da arquitetura centralizada com a hierárquica. Assim, o gerenciamento não depende apenas de um sistema, sendo as tarefas de gerenciamento descentralizadas, o monitoramento, alertas e eventos distribuídos;
3- Conceitue SNMP
Resp: Este protocolo tem como premissa à flexibilidade e a facilidade de implementação, também em relação aos produtos futuros. É um protocolo de gerência definido a nível de aplicação, é utilizado para obter informações de servidores SNMP - agentes espalhados em uma rede baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Os dados são obtidos através de requisições de um gerente a um ou mais agentes utilizando os serviços do protocolo de transporte UDP.
4- Quais as principais vantagens de se utilizar o protocolo SNMP como protocolo de Gerencia de Redes.
Resp: A maior vantagem é sua popularidade, fácil implementação, simples, estável e flexível.
5- Quais os elementos que fazem parte da arquitetura SNMP?
Resp: