Electroterapia aplicada à artrose no pé
Realizado por: Mónica Loureiro nº 45949 Curso: Fisioterapia Disciplina: MTAIF II Docente: Joseph Santos
Ano Lectivo: 2011/ 2012
Electroterapia aplicada à Artrose no pé
Artrose no pé
Artrose é uma alteração que destrói a cartilagem e o aparelho capsulo- ligamentar da articulação resultante de um processo degenerativo, esta incide essencialmente nas articulações que sustentam peso. A destruição da cartilagem faz com que ao ocorrer deslizamento o contacto entre topos ósseos seja doloroso e ocorram possíveis lesões ósseas. Normalmente atinge pessoas a partir dos 40 anos e com mais incidência nas mulheres.
Principais causas
Envelhecimento dos tecidos articulares; Cartilagem articular mal vascularizada e nutrida, que leva à necrose desta cartilagem; Traumatismo que afectou os tecidos articulares; Sobrecarga da articulação; Consequência de outras doenças como poliartrite reumatóide, gota ou artrite séptica.
Fig. 1 – Pé normal e pé com artrose
A Artrose no pé é muito frequente e para além das causa já descritas pode também ser consequência do atrito causado pelo uso de algum calçado, por algumas deformidades posturais e/ ou mecânicas dos pés. Caso não seja feita uma correcção destas deformidades podem levar ao aparecimento de artroses, esta vai deformar muito os pés causado dor e também dificuldade na marcha e no uso de determinado calçado. A articulação mais afectada no pé por norma é a metatarso- falangica do 1º metatarso (conhecido por joanete).
MTAIF II 2011/ 2012
Electroterapia aplicada à Artrose no pé
Caso Clínico
Identificação do doente
Nome: E. A. Idade: 63 Sexo: Feminino
Exame Subjectivo
Diagnóstico médico: Artrose no pé direito Exames complementares: RX Antecedentes familiares: A avó materna sofria de artrose nas mãos e joelhos. Antecedentes: A doente tem 1,65 m e pesa 97 Kg, e trabalha num lar de idosos . Informações clínicas: tem artrose na articulação metatarso-falangica do 1º