Autocracia
1. Antera - Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen. Sua função é absorver o pólen enquanto este amadurece em seu interior.
2. Filete - os filetes que integram o órgão masculino das flores, o estame. São estruturas normalmente alongadas, inseridas no receptáculo floral, ou mesmo sobre as pétalas, portando a antera no ápice. O filete é a estrutura que sustenta as tecas (metades), fixando-as no receptáculo floral.
3. Estame - O estame é o órgão masculino das plantas. Produzem flores: Angiospermas (fanerógamas).
4. Estigma - Estigma é a área receptiva do pistilo das flores, onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen.
5. Estilete – É o prolongamento do ovário até o estigma das flores. Embora tenha importância na reprodução das Angiospermas, não está presente em algumas espécies.
6. Ovário - O ovário é uma parte do gineceu, que contém os óvulos a serem fecundados, constituindo a sua parte inferior. O ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas que recebem o nome de carpelos. Sua função é fecundar óvulos.
7. Óvulos - Óvulo é o órgão da planta que se forma no ovário. Irão produzir as sementes.
8. Carpelo - Órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos. O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.
9. Gineceu - O gineceu é o conjunto de órgãos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários.
10. Androceu - É o verticilo reprodutor masculino, formado por folhas modificadas denominadas estames, cuja função é a produção dos grãos de pólen.
11. Sépala - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção.
12. Pétala - folhas