AutoCad
2) Um bloco de madeira de densidade 1,2 g/cm3, e 100 cm3 de volume foi totalmente mergulhado em água e abandonado. Determine: a) a força resultante sobre ele. b) O bloco afunda na água? Em caso afirmativo, por que?
3) Uma seringa de injeção tem êmbolo de 10,00 mm de diâmetro. O êmbolo foi colocado inteiramente no cilindro e o orifício da seringa foi vedado. Calcule a força necessária para puxar o êmbolo.
4) Um fluido A, de massa específica ρA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica ρB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25h. A figura ilustra a situação descrita. Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, calcule a razão entre as densidades dos líquidos B e A.
5) A figura mostra um tubo contendo mercúrio e um líquido desconhecido, em equilíbrio. Calcule a densidade do líquido desconhecido.
6)Num elevador hidráulico, um automóvel de 1200 kg de massa está apoiado num pistão cuja área é de 800 cm2. Qual é a força que deve ser aplicada ao pistão de 20 cm de área para erguer o automóvel?
7) Um bloco de metal flutua em mercúrio, com 40 % de seu volume submerso. Calcule a densidade do metal.
8) Um corpo de massa específica 0,800 g/cm3 é colocado a 5,00m de profundidade, no interior de um líquido de massa específica 1,0 g/cm3. Abandonando-se o corpo, cujo volume é 100 cm3, sendo g = 10 m/s2. Calcule a altura máxima acima da superfície livre do líquido alcançada pelo corpo.
9) Numa prensa hidráulica, o pistão maior tem área A1 = 200 cm2 e o menor, área A2 = 5 cm2. a) Se uma força de 250N é aplicada ao